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8 curiosidades sobre Pilates

Publicado em Curiosidades
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O Canal Pilates listou curiosidades que você vai adorar saber sobre o Pilates. Fique por dentro!

1- O nome original do Pilates é Contrologia

O criador do método, Joseph Pilates, escolheu o nome contrologia para se referir ao tratamento desenvolvido para mente e corpo. Os exercícios foram pensados para fortalecer músculos essenciais, como abdômen, costas, lombar e pélvis. Além disso, o Pilates também desenvolve a respiração e trabalha a postura correta.

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Joseph Pilates orientando aluna em exercício. 

2 – Era utilizado na reabilitação de soldados da guerra e atletas

Durante a Primeira Guerra Mundial, Joseph Pilates foi preso em um campo de concentração na Inglaterra, onde tratou de soldados alemães enfermos por meio de seus exercícios e aparelhos criados com uso de molas e camas. Anos depois, de volta à Alemanha, foi convidado para treinar bailarinos profissionais, como Rudolf Von Laban, e o campeão de boxe dos pesos pesados Max Schmeling.

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Rudolf Von Laban aplicava movimento do Pilates em suas técnicas de dança.

3– Oferece uma variedade de mil exercícios

Originalmente, o Pilates foi criado com base em 34 exercícios praticados com o apoio de quatro aparelhos. Com o tempo, passou a ser executado com o suporte de uma gama de acessórios, que incluem rolos EVA, elásticos, bolas e tecidos, que ajudam a diversificar as posições e desenvolver diferentes partes do corpo.

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4 – É uma atividade universal

Um método para quem já pratica atividades físicas, mas que pode ser iniciado por uma pessoa sedentária a qualquer momento. O Pilates é uma atividade universal, recomendado para qualquer um acima dos 7 anos de idade, e isso inclui idosos, pacientes com problemas na coluna, posturais e cardiorrespiratórios. O ideal é consultar o médico antes e praticar os exercícios com a orientação de um profissional.

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Foto: http://www.pilatescenterofaustin.com/_images/_body/_seniors/wendy-arbuckle-seniors-pilates-class-.jpg

5- Pilates melhora o sexo

Além de trabalhar a musculatura do corpo, o Pilates ajuda a melhorar a performance na cama. Isso porque seus movimentos trabalham o assoalho pélvico, ou seja, a musculatura da região genital. O desempenho também fica melhor já que a atividade aumenta o condicionamento físico e desenvolve a respiração.

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6 – Minimiza sintomas da TPM

O Pilates é uma ferramenta poderosa contra o estresse e a ansiedade, pois aprimora a respiração e a concentração, o que estimula o sistema nervoso parassimpático. O resultado é uma mente mais calma e sensação de bem-estar, o que minimiza aqueça vontade de comer por impulso típica da TPM. Os exercícios também trabalham a região pélvica, permitindo o alívio das cólicas.

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7 – Pode ser praticado por gestantes

O Pilates colabora com a redução de dores nas costas e retenção de líquido nos membros inferiores. Muitos movimentos desenvolvem o assoalho pélvico, o que ajuda as grávidas na hora do parto. Tudo deve ser feito com recomendação do obstetra e acompanhamento de um profissional. Para as futuras mamães que já praticavam o Pilates antes da gravidez, na maioria dos casos não é preciso interromper a atividade, sendo que muitas chegam a praticá-la até o fim da gestação. Já as gestantes sedentárias costumam aderir às atividades depois do segundo trimestre da gestação.

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Foto : http://pilatesbodyworkout.com/wp-content/uploads/2013/06/1prenatal-pilates.jpg

8- É utilizado para tratar pacientes neurológicos

O Pilates ajuda na recuperação de pacientes que sofreram algum trauma neurológico resultante de lesões na medula, Parkinson, acidente vascular cerebral (AVC), dentre outros. O método ajuda a melhorar a coordenação, equilíbrio e força, que geralmente são afetados nessas lesões. Como também trabalha a elasticidade e flexibilidade, a atividade melhora e execução de tarefas cotidianas e a qualidade de vida.

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