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Benefícios do Pilates

Publicado em Saúde
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O Pilates é um método de treino que promove inúmeros benefícios. Com a garantia de que os músculos ficarão fortalecidos e flexíveis e as articulações com uma melhor mobilidade, o Pilates traz um enorme bem-estar físico e mental para aqueles que o praticam. Os movimentos realizados nas aulas são fluidos, suaves e realizados sem pressa. O aluno sente e presta atenção em cada movimentação do corpo. Há um controle do movimento tão suave que não gera estresse. O alinhamento postural é um pré- requisito para a execução correta dos exercícios – e é por isso que é tão conhecido como o exercício que melhora a postura!

No Pilates, os exercícios podem ser feitos tanto no MAT (solo) como nos pequenos e grandes equipamentos. No treino de solo utiliza-se o peso do próprio corpo a favor ou contra a ação da gravidade para fortalecer a musculatura. As aulas iniciam-se com um baixo nível de dificuldade e vão progredindo à medida que o aluno se torna mais experiente e consciente do próprio corpo.

mulher-bola-pilates.jpgNo caso dos pequenos e grandes equipamentos, os benefícios de força são acrescidos, já que as resistências de molas, alças, caixas, plataformas ou barra podem ser utilizadas.  Reformer,  Cadillac,  Wunda chair, Barril ladder e seus acessórios contribuem extremamente para o fortalecimento da musculatura e desenho do corpo.

Apesar da resistência muscular promovida pelo peso do corpo ou pelos aparelhos, o foco do Pilates não é a hipertrofia. Isso porque o número de repetições não é o mais importante, mas a qualidade de execução do movimento.

São trabalhados a força, o alongamento, a mobilidade articular de forma harmoniosa, elegante e saudável.

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A vantagem desse tipo de aula pode-se resumir nos seguintes pontos:

  • Existe um grande repertório de exercícios, o que evita que as aulas sejam monótonas ou sem qualquer foco específico
  • Não há desgaste ou estresse físico ou psicológico
  • Promove o relaxamento físico e mental
  • Permite o realinhamento postural
  • São feitas poucas repetições por movimento (máximo 10), o que torna a aula muito agradável e variada
  • Os exercícios são eficazes e suaves
  • Não é preciso ter experiência em exercício físico para praticar. Inclusive pessoas com patologias de coluna podem participar na aula
  • Os exercícios são adaptados aos níveis dos alunos

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Benefícios:

  • Combate o estresse
  • Ameniza dores nas costas
  • Melhora a eficiência respiratória
  • Corrige a postura
  • Melhora o desempenho em outras atividades esportivas
  • Fortalece a musculatura
  • Melhora a concentração
  • Promove o fortalecimento de órgãos internos
  • Melhora a flexibilidade
  • Estimula a coordenação motora
  • Melhora o equilíbrio
  • Promove o relaxamento físico e mental
  • Previne fraturas osteoporóticas
  • Ajuda a contornar as dores menstruais
  • Previne o relaxamento muscular
  • Melhora a estabilidade e o equilíbrio muscular
  • Facilita a drenagem linfática e a eliminação das toxinas
  • Melhora a circulação sanguínea
  • Alivia sintomas de fibromialgia, artrite e artrose
  • Alivia dores crónicas
  • Melhora da qualidade do sono e do humor
  • Promove resultados rápidos e duradouros
  • A barriga fica mais lisa e a cintura mais delgada graças ao vigoroso trabalho da musculatura do tronco
  • As musculaturas da cintura escapular e cintura pélvica adquirem força e contornos suaves
  • O porte físico torna-se ereto e sem tensões desnecessárias
  • O funcionamento do sistema imunitário é melhorado, pois ganha-se mais resistência
  • O fluxo de energia do corpo é acelerado

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1 comentário to Benefícios do Pilates