Assine Agora! (é grátis)
Receba novos artigos, descontos, promoções, conteúdo exclusivo e muito mais sobre PILATES!

Bola Medicinal no Pilates e na Fisioterapia

Publicado em Acessórios
Compartilhar no Facebook

A utilização da bola nas aulas de Pilates é bastante comum, e tem como intuito trabalhar todo o corpo de forma harmoniosa e de uma maneira divertida.

No entanto, não só a bola suíça caiu nos encantos dos praticantes de Pilates. Outro tipo de bola também já ganhou espaço nos últimos tempos: a bola medicinal. É uma bola com peso que torna possível adicionar benefícios do treinamento de força à rotina de exercícios, tornando os movimentos muito mais desafiantes para o praticante.

Bola medicinal homem

RESUMO DESSE ARTIGO

  • História da bola medicinal no Pilates
  • Material e construção da bola medicinal
  • Benefícios de exercícios com a bola medicinal
  • COMPRAR Bola Medicinal
  • Fotos de exercícios com bola medicinal

História da bola medicinal de Pilates

Historicamente a bola medicinal começou a ser utilizada no treinamento militar na antiga Pérsia, e desde então, também assumiu um papel importante em programas de reabilitação e de fitness.

No âmbito do Pilates, tem sido utilizada como um importante equipamento de treinamento de força muscular, estabilidade e mobilidade articular.

tamanhos bola medicinal

Material e construção da bola medicinal de Pilates

A bola medicinal é usada para incrementar a rotina de exercícios. Pode ser encontrada em pesos que variam de 1kg a 22kg, sendo que no Pilates, normalmente são utilizadas as bolas mais leves por serem mais seguras e por permitirem um maior número de repetições.

O tamanho varia tendo como semelhança desde uma bola de tenis até o tamanho de uma bola de basquetebol.

É tipicamente feita de material durável, como uma borracha dura ou couro, muitas vezes com alças embutidas na sua estrutura que facilitam o seu manuseio.

bola medicinal rebook alças

Benefícios de exercícios com a bola medicinal

A utilização da bola medicinal no treino de Pilates permite aumentar a força, a coordenação motora, a mobilidade articular e a flexibilidade. Consiste na fusão equilibrada do treino da força, da flexibilidade e do treinamento neuromuscular, sempre mantendo a conexão corpo-mente que é um dos propósitos do método Pilates.

Com as bolas nas mãos, é possível fortalecer toda a musculatura superior do tronco, desde braços (bíceps e tríceps), mas também ombro (deltóides), costas (trapézio, rombóides, grande dorsal), peito (peitoral), tronco (musculatura abdominal, serrato  anterior, intercostais) e alguma musculatura profunda do tronco (transverso abdominal, interespinhal). Com a utilização da bola nas coxas ou nos pés, o enfoque da força transfere-se para a musculatura do centro de força/power house (abdominais), coluna lombar e dos membros inferiores (adutores, abdutores, quadríceps, isquiotibiais, glúteos e gastrocnemio).

Além disso, utilizando a  bola medicinal no Pilates é possível trabalhar segundo três variantes: a de preparação esportiva, a de condicionamento físico geral e a de reabilitação.

Na preparação esportiva, realiza-se um trabalho que simula situações reais de vários esportes (preparação física específica para atletas), sejam movimentos de controle postural, equilíbrio, mobilidade ou força.

Exemplo de esportes que utilizam a bola medicinal em sua preparação: golfe (rotação do tronco), tênis (mobilidade e força dos ombros).

Na vertente de condicionamento físico, os praticantes que buscam melhoria na sua condição física de um modo geral, podem sentir os efeitos do treino com bola medicinal na tonificação geral da musculatura e na melhoria da execução dos exercícios de Pilates após remoção dessa carga adicional.

E por fim, no ramo da reabilitação, os fisioterapeutas podem utilizar esse equipamento com o objetivo de tratar, mobilizar e preservar estruturas, através de um fortalecimento muscular cuidado e focado nas necessidades do seu paciente.

COMPRAR Bola Medicinal

Veja Ofertas Exclusivas do Canal Pilates nas seguintes lojas:

Fotos de exercícios com bola medicinal

Veja abaixo alguns exemplos de exercícios com a bola medicinal:

bola medicinal pilatesbola medicinal fisioterapia

Exercício de Flexão na Bola Medicional

Novidades por Email Grátis!

Artigos, dicas exclusivas, cursos e promoções por email!