Assine Agora! (é grátis)
Receba novos artigos, descontos, promoções, conteúdo exclusivo e muito mais sobre PILATES!

BOSU no Pilates: Guia Completo do Acessório…

Publicado em Acessórios
Compartilhar no Facebook

O BOSU é um acessório complementar utilizado no Pilates para variar as aulas, e através do desafio de estabilidade, redimensionar o repertório de exercícios.

É um equipamento versátil que auxilia no treinamento consoante o alinhamento do eixo de gravidade, melhorando a consciência corporal, a coordenação motora, o equilíbrio, a eficiência neuromuscular através da ação coordenada da musculatura agonista, antagonista, estabilizadores e neutralizadores.

bosu pilates

RESUMO DESSE ARTIGO

  • História do BOSU no Pilates
  • Material e construção do BOSU
  • Benefícios de exercícios com BOSU
  • COMPRAR BOSU
  • Fotos de exercícios com BOSU

História do BOSU no Pilates

O BOSU foi criado nos Estados Unidos em 1999 por David Weck. Seu nome é na verdade uma sigla que significa “Both Sides Up” (ambos os lados para cima). Isto quer dizer que pode ser tanto utilizado na parte plana quanto na parte que parece uma meia bola.

Em qualquer um dos lados é necessário o uso da força e do equilíbrio para a execução perfeita dos exercícios.

Por esta razão, é considerado um equipamento de treino funcional, pois permite a realização de uma infinita gama de exercícios especificamente relacionados às atividades do quotidiano (sentar, levantar…).

No Pilates, o Bosu é usado para a realização dos exercícios normalmente feitos na bola suíça, mas de uma forma mais segura e confortável.

2 lados bosu

Material e construção do BOSU

O BOSU é uma plataforma semiesfera de plástico inflável que pesa cerca de 8kg e suporta até 1000kg. É formada por duas partes distintas: uma rígida e estável feita de borracha, e a outra, semicircular instável e de material elástico.

É de mais fácil armazenamento comparativamente à bola suíça, e nele, podem ser reproduzidos muitos exercícios que são normalmente realizados na bola, mas com maior segurança.

Benefícios de exercícios com o BOSU

A sua influência na ação da musculatura responsável pela estabilidade e alinhamento postural, permite redirecionar o trabalho muscular para músculos secundários cuja função é auxiliar a manutenção da posição correta do corpo (alinhamento base do Pilates/alinhamento correto da coluna).

Um exemplo disso poderá ser a ativação dos isquiotibiais e dos flexores do quadril (musculatura das pernas) na manutenção da curvatura natural da coluna. Além disso, influenciando a propriocepção e o equilíbrio, pode proporcionar um padrão de exercício de dificuldade acrescida.

Apesar de ser um equipamento versátil e de inúmeras formas de possibilidades de utilização, o Bosu deve ser utilizado tendo em conta as necessidades, limitações e contraindicações de cada cliente.

Sendo assim, numa só turma, o mesmo exercício pode sofrer várias alterações no nível de execução consoante o objetivo de treino do aluno.

Em suma, os benefícios associados a utilização deste tipo de equipamento são:

  • melhoria no equilíbrio, função neuromuscular, força, coordenação sensorial e motora;
  • melhoria da postura e da realização de movimentos funcionais (movimentos do dia a dia);
  • melhoria da consciência corporal e alinhamento dos segmentos corporais;
  • melhoria da força e estabilidade do centro de força (power house)

Pode ser utilizado no método Pilates tendo em conta vários objetivos, sejam eles, o trabalho de reabilitação, de coordenação, de resistência, de força ou de alongamento.

COMPRAR BOSU

Veja Ofertas Exclusivas do Canal Pilates nas seguintes lojas:

Fotos de exercícios com BOSU

Confira abaixo algumas fotos de exercícios de Pilates e exercícios funcionais com a utilização do BOSU:

Posição de Teaser no Bosu Pilates
Exercício no Bosu com Extensores
Exercício de Alongamento no Bosu
Alongamento de Tronco no Bosu

Novidades por Email Grátis!

Artigos, dicas exclusivas, cursos e promoções por email!