Assine Agora! (é grátis)
Receba novos artigos, descontos, promoções, conteúdo exclusivo e muito mais sobre PILATES!

Meia Lua no Pilates

Publicado em Acessórios
Compartilhar no Facebook

A Meia Lua (ou small barrel/baby arc barrel) é um equipamento muito utilizado nos estúdios de Pilates que oferecem um treinamento mais individualizado.

O alinhamento postural, seja no âmbito da reabilitação ou do preparo físico é apenas uma das vertentes que pode ser trabalhada nesse versátil equipamento.

meia lua pilates

Resumo deste artigo

  • História da Meia Lua no Pilates
  • Material e construção da Meia Lua
  • Benefícios de exercícios com a Meia Lua
  • Fotos de exercícios com a Meia Lua

História da Meia Lua no Pilates

A Meia Lua é considerado um pequeno equipamento e foi criado por Joseph Pilates a partir de um barril de cerveja. Além deste, outros três tipos também enquadram-se no grupo dos barris e diferem principalmente no seu tamanho e função. São eles: ladder barrel, spine corrector ou step barrel e o flymoon.

É um aparelho recomendado para todos os níveis de execução, seja o praticante completamente inexperiente ou muito avançado. Mas para se obter bons resultados, só deve ser utilizado com o acompanhamento de um profissional de educação física ou um fisioterapeuta especializados no método Pilates.

Abaixo um modelo com alças da Meia Lua:

meia lua alça

Material e construção da Meia Lua

A Meia Lua tem um formato que se assemelha a meio barril e tem como principal função isolar o trabalho da musculatura profunda da coluna cuja função é a manutenção de uma boa postura. Além disso, a meia lua desafia o corpo em todos os planos de movimento, permite uma infinidade de exercícios de alongamento, fortalecimento muscular e de flexibilidade.

É um aparelho de pequeno porte, medindo cerca de 0,59m de comprimento e largura, 0,18m de altura e 6 kg de peso.

Normalmente é feito em PVC, envolto por uma camada de espuma e revestido com couro. No entanto também já existem modelos feitos de borracha.

Benefícios de exercícios com a Meia Lua

A curvatura da Meia Lua está destinada a auxiliar na correção de desequilíbrios musculares provenientes da ação da gravidade e dos maus hábitos de postura. O seu arco macio permite apoiar as costas, os ombros, a lateral do tronco ou pescoço de uma forma muito confortável. É muito útil no alivio de tensões musculares e na recuperação de lesões.

Além disso, possui também como benefícios:

  • promover o alinhamento da coluna com os ombros
  • aliviar as tensões da musculatura da coluna (cervical, torácica e lombar) e pescoço (esternocleidomastodeo, musculatura hióideo, elevador da escápula, escalenos e trapézio)
  • fortalecer a musculatura abdominal (retos, oblíquos e transverso), costas, pescoço e ombros
  • promover a expansão torácica facilitando a respiração, alongando o peitoral e aliviando a tensão provocada por uma postura curvada para a frente
  • facilitar a execução de exercícios que solicitem grande força abdominal
  • relaxamento

Fotos de exercícios com a Meia Lua no Pilates

A Meia Lua fornece variações dos exercícios tradicionalmente realizados no Pilates Mat (de chão), facilitando o isolamento muscular durante a realização do movimento. Exemplos: roll up, roll over, one leg circle, bow and arrow.

Veja abaixo alguns exemplos de exercícios feitos na meia lua:

exercício pilates meia lua

alongamento pilates na meia lua

exercício meia lua invertida

Novidades por Email Grátis!

Artigos, dicas exclusivas, cursos e promoções por email!

1 comentário to Meia Lua no Pilates

  1. Gostaria de receber informações sobre pilates, sou formada em educação física e estou me apaixonando por esta modalidade…Um abraço.