Assine Agora! (é grátis)
Receba novos artigos, descontos, promoções, conteúdo exclusivo e muito mais sobre PILATES!

Pilates x Yoga: quais os benefícios?

Publicado em Curiosidades
Compartilhar no Facebook

Muitas pessoas que querem começar a praticar o Pilates partilham de dúvidas relacionadas às diferenças entre as duas atividades físicas. Foi pensando nisso que o Canal Pilates preparou este artigo com objetivo de esclarecer as particularidades e os benefícios do Pilates em relação ao Yoga.

Antes de tudo, vale lembrar que as duas atividades existem há muitos anos, apesar de terem ficado mais conhecidas recentemente. Enquanto o Yoga é uma prática milenar originada na Índia e tem em sua filosofia a união entre corpo e mente, o Pilates é uma técnica criada pelo alemão Joseph Pilates para superar limitações físicas próprias.

Com o tempo, Joseph Pilates desenvolveu aparelhos específicos e aperfeiçoou exercícios, que foram inicialmente utilizados para a recuperação de soldados alemães e bailarinos e acabaram sendo difundidos pelo mundo nos anos 40. O método foi inicialmente definido de “Contrologia” pelo criador, pois incentivava a mente a controlar os músculos.

aula-pilates.jpg

Aula de Pilates

aulas-yoga.jpg

Aula de Yoga

Entenda as principais diferenças do Pilates em relação ao Yoga

– Possui mais movimentos em que o praticante executa deitado, sentado e de joelhos, enquanto o yoga tem muitos exercícios de pé.

– O Pilates permite trabalhar partes específicas do corpo por meio dos aparelhos desenvolvidos por Joseph Pilates, enquanto o Yoga trabalha o corpo por inteiro.

– No Pilates, os movimentos são segurados por aproximadamente três segundos, enquanto o Yoga tradicional (Hatha Yoga) tende a ser mais sereno, de modo que as aulas não são muito ritmadas, permitindo que as posturas sejam trabalhadas com tempo. No entanto, a modalidade Vinyasa Yoga (chamada também de Power Yoga) é mais dinâmica e inclui a troca rápida de posições, além de exigir maior condicionamento físico.

– Os movimentos do Pilates são muitas vezes realizados com base na resistência, de modo que o abdômen é contraído para dar suporte à coluna. Assim, a respiração fica totalmente concentrada na caixa torácica, de forma que tanto o peito quanto as partes laterais e das costas da caixa torácica expandem durante a inalação, mas o mesmo não acontece com a cintura. Desse modo, a respiração no Pilates visa ao fornecimento de energia para que os músculos consigam se exercitar.  Por outro lado, a respiração Yoga é concentrada na expansão da cavidade abdominal e muitas vezes é chamada de “respiração abdominal” e seu foco principal é alcançar o relaxamento.

– Um treino de Pilates mat (solo) queima mais calorias do que uma aula de Hatha Yoga. Isso graças ao ritmo mais acelerado e o uso de resistência. Além disso, quem está em busca de perder peso pode optar por aulas de Pilates “fitness”, que usam máquinas variadas e exercícios de cardio.

– As duas modalidades ajudam na tonificação de músculos abdominais, porém o Pilates pode propiciar mais resultados já que seus exercícios são mais intensos.

– O Pilates ajuda a relaxar músculos tensos, ao mesmo tempo em que propicia o fortalecimento. Já a Yoga é ideal para melhorar a flexibilidade das articulações.

mulher-pilates.jpg

Exercício de Pilates sobre Ladder Barrel

yoga-mulher-solo.jpg

Posição avançada de Yoga 

Quais os benefícios:

          Pilates                        X                          Yoga

– Aprimora a respiração                                                             – Fornece  energia

– Aperfeiçoa o equilíbrio e coordenação                             – Proporciona sensação de felicidade

– Ajuda a melhorar a postura                                                    – Diminui ansiedade

– Tonifica músculos                                                                       – Aumenta a flexibilidade

– Aumenta força e a flexibilidade                                            – Ajuda no fortalecimento

Novidades por Email Grátis!

Artigos, dicas exclusivas, cursos e promoções por email!