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Por que muitas pessoas têm trocado a musculação pelo aeropilates?

Publicado em Técnica
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O Pilates ganhou um toque de circo e tem virado a cabeça de muita gente. É isso mesmo, a novidade chamada de aeropilates mescla movimentos tradicionais com acrobacias executadas em suspensão e tem ganhado muitos fãs pelo Brasil.

A modalidade é praticada no “columpio”, um aparelho que consiste em tecidos presos ao teto por meio de dois ganchos. Esse equipamento é feito de materiais de alta resistência para que os pilateiros executem acrobacias espetaculares com toda a segurança.

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Foto: http://i.ytimg.com/vi/cNmX0sWNxSU/maxresdefault.jpg

Aos olhos de quem assiste à execução desses movimentos, parece fácil ficar suspenso por esse balanço. No entanto, o aeropilates exige muito mais da força e do equilíbrio, uma vez que o nível de dificuldade é maior em comparação ao Pilates tradicional.

Para manter o equilíbrio no tecido e não cair, as musculaturas do abdômen e dos braços precisam ser totalmente ativadas. Com o corpo suspenso pelos tecidos, os praticantes executam exercícios aéreos e posições invertidas que exigem coordenação e concentração. Além disso, há também as posições de alongamento e relaxamento.

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Posição morcego

Na posição “morcego” (quando se está suspenso no tecido de cabeça para baixo), por exemplo, o praticante segura o tecido nos quadris enquanto as articulações sofrem uma descompressão, já que o espaço entre os discos vertebrais é ampliado. O resultado: alívio de dores articulares e na lombar. Esse tipo de posição invertida  ainda aumenta o retorno venoso, contribuindo para a circulação linfática e sanguínea.

Desse modo, a intensidade do aeropilates apresenta-se como uma alternativa para quem gosta de pegar pesado na musculação – só que com um ambiente mais tranquilo e agradável do que as academias e a vantagem de contar com diversos outros inúmeros benefícios para o corpo.

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Benefícios dos aeropilates

Se por um lado o aeropilates requer muito mais força e coordenação, seus resultados são potencializados, pois a atividade exige bastante do abdômen e da força de outros membros como braços, costas e pernas. O exercício, contudo, não é recomendado para quem possui problema cardíaco e problema de pressão. Confira a lista dos inúmeros benefícios do aeropilates:

  • Melhora alongamento
  • Ativa o centro do equilíbrio para se manter estabilidade no ar
  • Trabalha a coordenação motora
  • Melhora a concentração
  • Elimina dores na lombar
  • Ativa circulação sanguínea e linfática
  • Fortalecimento dos músculos: abdômen, braços, pernas e costas

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