Assine Agora! (é grátis)
Receba novos artigos, descontos, promoções, conteúdo exclusivo e muito mais sobre PILATES!

Roupa para pilates

Publicado em Acessórios
Compartilhar no Facebook

Todo e qualquer tipo de exercício físico exige o uso de roupas que garantam o conforto e que permitam a livre movimentação do corpo. Por isso, a escolha da roupa certa durante a aula de Pilates pode fazer toda a diferença no desempenho.

Deve-se evitar tecidos que aqueçam demais e que provoquem traspiração excessiva. Suar mais não emagrece mais e ainda corre-se o risco de ficar desidratado. Recomenda-se o uso de roupas frescas e leves, justas ao corpo e feitas com tecidos macios, como o algodão e a lycra.

mulher-pilates.jpg

Tanto homens como mulheres devem evitar o uso de roupas muito largas (ex. calça bailarina e camiseta larga), pois impedem que o professor veja o alinhamento do corpo e corrija os erros. Além disso, pode limitar os movimentos ou mesmo prender alguma parte da roupa durante algum movimento ou até em algum equipamento, o que pode apresentar risco de acidentes.

Recomendações para as mulheres: recomenda-se o uso de roupas com tecido de elastano, como por exemplo, o suplex, o cotton ou a lycra. Uma alternativa interessante para as mulheres é o uso de macacão, a combinação de uma calça legging com regata justa, short justo, blusinhas justas ou camisetas estilo dry fit. Está vedado o uso de acessórios, como joias, anéis, pulseiras ou relógios, pois impedem o movimento e podem machucar. Além disso, é obrigatório o uso de cabelo preso.

mulher-pilates-roupa.jpg

Recomendações para os homens: aconselha-se o uso de bermudas justas ou corsários com regatas pouco largas, mas ligeiramente mais compridas para que possam ser colocadas para dentro da calça durante os exercícios invertidos. Tecidos como malha, tactel, lycra ou dry fit são recomendados. O uso de meias antiderrapantes também é indicado.

homem-pilates.jpg

Tanto no caso das mulheres como dos homens, é interessante evitar que as roupas tenham detalhes que possam machucar, tais como, zipers, bordados salientes, ilhoses, sobreposição de costuras, cintos ou enfeites com relevo.

Na aula de Pilates é comum realizar-se movimentos com os pés de dorsiflexão (dedos em direção à canela) e flexão plantar (posição de ponta no balé) e por isso recomenda-se fazer os exercícios descalço ou o uso de meias antiderrapantes. O uso de tênis ou sapatilhas com sola impede esse tipo de movimentação do pé. O uso de meias é recomendado por questões de higiene e de segurança. Por outro lado, fazer a aula descalço pode aumentar o trabalho proprioceptivo e o equilíbrio corporal. Essa escolha muitas vezes fica a critério do aluno.

meias-pilates.jpg

Novidades por Email Grátis!

Artigos, dicas exclusivas, cursos e promoções por email!