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Sem tempo ou dinheiro? Saiba como fazer exercícios de Pilates com custo zero

Publicado em Curiosidades
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Falta de tempo ou dinheiro não é desculpa para não se exercitar. Na correria do dia a dia acabamos por não dar a devida atenção a nós mesmos, contudo, podemos pagar um preço alto pelas consequências: dificuldade de subir lances de escada, problemas de circulação, insônia, dores no corpo, sem contar os quilos extras na balança.

O atual momento econômico não é dos melhores, o que tem levado à priorização de gastos essenciais, como aluguel, alimentação, educação e planos de saúde. Assim, a mensalidade da academia ou do estúdio de Pilates pode pesar no bolso, fazendo com que muita gente corte esse gasto.

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(Foto: http://i.huffpost.com/gen/1083102/images/o-WOMEN-MONEY-facebook.jpg)

A boa notícia é que o Pilates pode ser praticado com custo zero!

Isso é algo já destacado há muitos anos pelo próprio criador do método, Joseph Pilates. “Pilates não é um sistema maçante que te leva à fadiga, chato ou exercícios repetidos diariamente infinitas vezes. Também não exige que você frequente academias ou estúdios, nem compre aparelhos caros. Você pode obter todos os benefícios do Pilates em sua própria casa”, ele defendia.

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Contar com a orientação de um especialista é, sem dúvidas, essencial, já que os benefícios do Pilates são resultantes da prática correta, segura e precisa dos exercícios. No entanto, muitos exercícios que não exigem um nível tão elevado e assistência podem sim ser praticados em casa. Confira as dicas para começar já:

  • Evite exercícios complexos: movimentos que exigem grande força do core ou grande amplitude devem ter acompanhamento, pois o alinhamento precisa ser constantemente corrigido.
  • Aposte no básico: pequenos exercícios relacionados com o cumprimento dos princípios do Pilates podem ser feitos sem acompanhamento.
  • Acessórios: os exercícios praticados no mat (solo) podem driblar a falta de aparelhos, por isso o ideal é ter um tapete de EVA em casa.
  • Procure o espaço ideal: ele deve ser longe de obstáculos, como móveis ou objetos que possam causar acidentes ou impedir a realização do movimento na sua correta amplitude. Encontre um lugar confortável da casa, de preferência silencioso para ajudar na concentração.
  • Use roupas leves: opte por roupas confortáveis que permitam a livre movimentação do corpo.

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Princípios para a execução perfeita dos exercícios

  • Alinhamento correto: sem o alinhamento correto, os exercícios de Pilates não trazem resultados, e ainda se corre o risco de ficar com dores.
  • Respiração/Expiração: a respiração deve estar em sintonia e coordenada com os movimentos Ela deve ser realizada no momento da força concêntrica (momento de maior força), enquanto a inspiração acontece nos movimentos descendentes. Esta coordenação da inspiração e expiração permite que haja uma ativação profunda da musculatura abdominal, o que é fundamental para a segurança dos exercícios.
  • Centralização: trata-se da ativação do centro de força do corpo (powerhouse) antes mesmo do início do exercício, o que evita a sobrecarga lombar e garante o treino da força do core.
  • Concentração: é a conexão entre corpo e mente. No Pilates, quanto maior é a concentração, maior a eficiência dos movimentos.

Exercícios

A seleção de vídeos que segue abaixo oferece exemplos de exercícios que podem ser praticados em casa. Confira:

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