Fita de suspensão (TRX) no Pilates: O GUIA COMPLETO
A fita de suspensão ou TRX é um instrumento ideal para trabalhar movimentos funcionais com o objetivo de aumentar principalmente a força, a resistência e o equilíbrio.
No Pilates, é muito útil na definição da powerhouse, na melhoria da flexibilidade, na força e estabilização articular de membros superiores (braços) e inferiores (pernas).
Basta pendurá-la numa porta, árvore ou qualquer suporte resistente a 1,80m do chão e pronto!
De modo geral, é ideal para trabalhar os músculos: bíceps, tríceps, peitoral, deltóides, rombóides, glúteos, bíceps femoral, complexo adutor, quadríceps e gastrocnêmio.
Resumo desse artigo
- História da fita de suspensão no Pilates
- Material e construção da fita de suspensão
- Benefícios de exercícios com a fita de suspensão
- Fotos de exercícios com a fita de suspensão
História da fita de suspensão no Pilates
A fita de suspensão foi criada por Randy Hetrick quando estava na Marinha e não dispunha de equipamentos nem lugar adequado para treinar já que ficava longos meses confinado em navios e submarinos.
Foi então que Randy teve a ideia de usar fitas usadas em paraquedas, borrachas e cordas de barcos de modo a criar um instrumento portátil que pudesse ser utilizado para desenvolver a resistência, melhorar o condicionamento físico e a força muscular. O treino no TRX baseia-se na estabilização das articulações com uso do peso do corpo como resistência variável. O nível de dificuldade pode ser controlado apenas pela posição do corpo em cada exercício, isto porque, não se trabalha com pesos adicionais, apenas com o peso do corpo.
No Pilates tem sido utilizado como um equipamento que se assemelha-se a à parede de molas (ou wall unit, em inglês), mas sem a flexibilidade das molas e mais instável por não ter uma parede como ponto de apoio. Os exercícios de Pilates habitualmente realizados no TRX envolvem: a estabilização e força da cintura escapular (ombros) e membros superiores, o treino da força da powerhouse, a força das costas e dos membros inferiores. É portanto no Pilates, uma ótima opção para treinar todo o corpo de forma equilibrada.
Material e construção da fita de suspensão de Pilates
A fita de suspensão é feita de nylon, pesa pouco mais de 1kg e mede 250 cm. A fita está conectada por costuras, um gancho e é presa por um mosquetão em metal.
Medidas: 22x88x22 cm (AxLxP)
Benefícios de exercícios com a fita de suspensão
- Melhoria da força e da flexibilidade
- Possibilidade de treinar a força funcional
- Melhoria da postura
- Melhoria do equilíbrio muscular
- Fortalecimento da musculatura que envolve a coluna
- Melhoria da capacidade atlética
- Melhoria e manutenção do tônus muscular
- Melhoria da coordenação motora
- Fortalece a musculatura do abdominal (powerhouse), coluna lombar, braços, quadril e pernas
- Melhoria da função cardiorrespiratória
- Grande dispêndio calórico por treino (no mínimo 300kcal)
- Promove o bem-estar mental
Fotos de exercícios com a fita de suspensão
A fita de suspensão pode ser utilizada por pessoas de todas as idades e condicionamento físico, pois é possível controlar a intensidade do esforço ajustada às posições do corpo em cada exercício. Quanto maior a inclinação do corpo, maior a carga de esforço.
Veja abaixo alguns dos exercícios possíveis de se realizar na fita de suspensão.
Foto: http://iacom.s8.com.br/produtos/01/00/item/114897/1/114897143_3GG.jpg
Foto: http://www.reformingindy.com/wp-content/uploads/2012/05/img13.jpg
Foto: http://static1.squarespace.com/static/518011c9e4b0809658b3453b/t/525c6204e4b015de6e61d849/1381786116686/trx-dem-0049.jpg
Foto: http://bellesfitness.com/wp-content/uploads/2013/05/E_0878_TRX_PLANK_SIDEVIEW.jpg