Assine Agora! (é grátis)
Receba novos artigos, descontos, promoções, conteúdo exclusivo e muito mais sobre PILATES!

Meias e Sapatilhas para Pilates

Publicado em Acessórios
Compartilhar no Facebook

Originalmente o Pilates é praticado sem qualquer tipo de meias ou sapatilhas. No entanto, na prática em grandes equipamentos descobriu-se que o uso desses itens específicos para a modalidade pode proporcionar melhor aderência e estabilidade.

As primeiras meias/sapatilhas tinham apenas um antiderrapante por baixo para não escorregar e permitiam que os pés ficassem quentes. Com a evolução da indústria de acessórios para Pilates, as meias ganharam contornos diferenciados, com elástico em determinadas partes do pé para garantir que elas ficassem no lugar e não mudassem de posição durante a aula. Além disso, sua composição passou a ter não só algodão, mas também um material mais elástico.

meias-pilates.jpg

Hoje em dia as meias e sapatilhas para Pilates são projetadas com um antiderrapante resistente e durável que fornece uma boa aderência, bom controle e equilíbrio durante os movimentos em pé ou com algum tipo de apoio de pés.

Leia também: Pilates emagrece? A verdade definitiva

A importância do uso de uma meia de qualidade no Pilates deve-se ao fato do alinhamento do pé ser essencial nesse método de treino. Tanto no Reformer, como no Cadillac ou nos exercícios de MAT (chão) o alinhamento do pé é o que garante o sucesso em muitos dos exercícios. Além disso, o alinhamento dos dedos ajuda a fortalecer e a alongar os músculos do pé, resultando em uma maior circulação sanguínea e reduzindo a chance de lesões. Quanto mais ampla a base de apoio do peso do corpo, mais estável e equilibrado tornamos o nosso corpo.

sapatilhas-pilates.jpg

Foto: http://loja.puket.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/265x/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/0/1/010600281-789-1.jpg

Material

Feitas em algodão respirável, poliamida ou outras fibras suaves que reduzem a umidade e o atrito entre os dedos, essas meias também possuem um material antiderrapante na parte inferior, além de ajustes elásticos nas laterais para garantir o conforto e não sair do pé.

Algumas meias possuem ainda um design dos cinco dedos (que promove a separação dos mesmos), o que resulta em maior flexibilidade, ajuste e trabalho de força dos dedos.

O solado emborrachado não deve ser muito grosso, mas de um tecido suave que proporcione maior sensibilidade na planta do pé, já que a estabilidade é algo primordial no Método Pilates. Isso fará com que o alinhamento fique facilitado em todos os tipos de apoio em que o pé toca o chão.

meia-sapatilha-pilates

Benefícios

  • Mantém os pés aquecidos
  • Evita expor os pés a más condições de higiene ou de adquirir algum tipo de micose
  • Previne as quedas (em pisos escorregadios)
  • O acessório separador de dedos permite um alinhamento correto dos mesmos e melhor equilíbrio corporal
  • Quando são feitos de material de qualidade, garantem uma boa estabilidade no trabalho em pé, além de conforto para aqueles que possuem algum tipo de lesão tecidular
Novidades por Email Grátis!

Artigos, dicas exclusivas, cursos e promoções por email!