Meias e Sapatilhas para Pilates

Publicado em Acessórios
Compartilhar no Facebook

Originalmente o Pilates é praticado sem qualquer tipo de meias ou sapatilhas. No entanto, na prática em grandes equipamentos descobriu-se que o uso desses itens específicos para a modalidade pode proporcionar melhor aderência e estabilidade.

As primeiras meias/sapatilhas tinham apenas um antiderrapante por baixo para não escorregar e permitiam que os pés ficassem quentes. Com a evolução da indústria de acessórios para Pilates, as meias ganharam contornos diferenciados, com elástico em determinadas partes do pé para garantir que elas ficassem no lugar e não mudassem de posição durante a aula. Além disso, sua composição passou a ter não só algodão, mas também um material mais elástico.

meias-pilates.jpg

Hoje em dia as meias e sapatilhas para Pilates são projetadas com um antiderrapante resistente e durável que fornece uma boa aderência, bom controle e equilíbrio durante os movimentos em pé ou com algum tipo de apoio de pés.

Leia também: Pilates emagrece? A verdade definitiva

A importância do uso de uma meia de qualidade no Pilates deve-se ao fato do alinhamento do pé ser essencial nesse método de treino. Tanto no Reformer, como no Cadillac ou nos exercícios de MAT (chão) o alinhamento do pé é o que garante o sucesso em muitos dos exercícios. Além disso, o alinhamento dos dedos ajuda a fortalecer e a alongar os músculos do pé, resultando em uma maior circulação sanguínea e reduzindo a chance de lesões. Quanto mais ampla a base de apoio do peso do corpo, mais estável e equilibrado tornamos o nosso corpo.

sapatilhas-pilates.jpg

Foto: http://loja.puket.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/265x/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/0/1/010600281-789-1.jpg

Material

Feitas em algodão respirável, poliamida ou outras fibras suaves que reduzem a umidade e o atrito entre os dedos, essas meias também possuem um material antiderrapante na parte inferior, além de ajustes elásticos nas laterais para garantir o conforto e não sair do pé.

Algumas meias possuem ainda um design dos cinco dedos (que promove a separação dos mesmos), o que resulta em maior flexibilidade, ajuste e trabalho de força dos dedos.

O solado emborrachado não deve ser muito grosso, mas de um tecido suave que proporcione maior sensibilidade na planta do pé, já que a estabilidade é algo primordial no Método Pilates. Isso fará com que o alinhamento fique facilitado em todos os tipos de apoio em que o pé toca o chão.

meia-sapatilha-pilates

Benefícios

  • Mantém os pés aquecidos
  • Evita expor os pés a más condições de higiene ou de adquirir algum tipo de micose
  • Previne as quedas (em pisos escorregadios)
  • O acessório separador de dedos permite um alinhamento correto dos mesmos e melhor equilíbrio corporal
  • Quando são feitos de material de qualidade, garantem uma boa estabilidade no trabalho em pé, além de conforto para aqueles que possuem algum tipo de lesão tecidular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *