Assine Agora! (é grátis)
Receba novos artigos, descontos, promoções, conteúdo exclusivo e muito mais sobre PILATES!

Rolo EVA para Pilates

Publicado em Acessórios, Aparelhos
Compartilhar no Facebook

Os rolos EVA ou foam roller têm circulado no mercado há mais de dez anos. Eram tradicionalmente tubos cilíndricos feitos com uma espuma macia de base. Devido à pouca durabilidade, foi aperfeiçoado, e atualmente é feito de um material mais rígido, no entanto maleável, que permite o trabalho de uma variada gama de exercícios, tanto do ponto de vista de preparação física, como de reabilitação.

Consiste em um pequeno equipamento barato destinado ao trabalho de alongamento, estabilidade e força da powerhouse (core).  Mas também pode ser utilizado na vertente de automassagem.

rolo-eva.jpg

Legenda: fluxo de oxigênio (oxygen flow); fluxo sanguíneo (blood flow); pressão (pressure)

No Pilates, a sua superfície instável é utilizada para tornar os exercícios muito mais desafiantes. Além disso, é indicado para o treino de equilíbrio, trabalhando a musculatura dos glúteos, região lombar e quadril. Nos exercícios de equilíbrio e força, serve de apoio para coluna, joelhos, pés e mãos.

É habitualmente utilizado em academias, estúdios de Pilates ou clínicas de fisioterapia.

Material

É confeccionado em espuma macia e leve que permite a realização de uma automassagem, onde o peso do corpo gera pressão sobre o rolo e alivia a tensão de músculos, tendões e tecido conjuntivo.

rolo-eva-pilates.jpg

O material que é utilizado para a confecção da espuma normalmente consiste de um cilindro de espuma de diferentes tamanhos; comumente 12 centímetros de comprimento, 6 cm de diâmetro. No entanto, rolos de até 36 centímetros de comprimento podem ser utilizados para trabalhar certos grupos musculares. Há também uma variedade de densidades de espuma, frequentemente classificada pela cor do rolo. Os indivíduos que possuem músculos particularmente muito encurtados ou pontos dolorosos, muitas vezes começam com um rolo de espuma mais macio.

A medida padrão do foam roller ou rolo EVA atualmente é de 90 cm de largura por 15 cm de altura.

mulher-rolo-eva-pilates.jpg

Benefícios dos Exercícios

  • Permite o alongamento de músculos encurtados, tendões e ligamentos através da inibição autógena que promove uma melhoria na extensibilidade muscular e o relaxamento muscular agonista através da ativação da musculatura antagonista
  • Melhora a circulação sanguínea, permitindo uma troca mais eficaz de nutrientes e resíduos a nível celular
  • Permite a aplicação de uma massagem profunda, e pressão destinada a alongar os tecidos encurtados, evitando assim os desequilíbrios físicos que podem predispor a lesões. Ajuda a libertar a tensão dos músculos, mais conhecida como, autoliberação miofascial
  • Permite o treino de mobilidade articular, equilíbrio e força
  • A aplicação de pressão em pontos específicos pode ajudar na recuperação muscular pós-esforço
  • É uma técnica muito eficaz principalmente para a musculatura: quadríceps, isquiotibiais, adutores, grande dorsal, gastrocnêmio, piriforme, flexores do quadril, trapézio e romboides
  • É um equipamento de baixo risco e promove um treino variado, divertido e seguro
  • Promove o desenvolvimento da propriocepção
  • Melhora a postura
  • Auxilia na prevenção e no tratamento de lesões
  • Promove o alinhamento da coluna durante todos os movimentos (coluna neutra)
    homem-rolo-eva-pilates.jpg
Novidades por Email Grátis!

Artigos, dicas exclusivas, cursos e promoções por email!